Publicidade
Tefaf: telas, joias, mobiliários e outros tipos de obras reunidos em uma das melhores feiras de arte do mundo
Tefaf: telas, joias, mobiliários e outros tipos de obras reunidos em uma das melhores feiras de arte do mundo || Créditos: Divulgação

Tefaf: telas, joias, mobiliários e outros itens reunidos em uma das melhores feiras de arte do mundo || Créditos: Divulgação

A Tefaf 2016, uma das mais tradicionais feiras de arte do mundo, realizada em Maastritch, na Holanda, tem seguro no valor de € 3 bilhões. E o valor até parece baixo diante do mix de obras de arte expostas nos mais de 200 stands de galerias, antiquários e demais participantes. Por aqui, é possível comprar ou somente apreciar obras clássicas como dos pintores Rembrandt, Picasso, Monet, passando por esculturas, mobiliários, cerâmicas e joias – todos raros e com cifras milionárias. A ate arte moderna ainda tem pouca relevância para a os organizadores da feira, mas com exemplares importantes como um quadro de Jean-Michel Basquiat que vale U$ 8 milhões e até dois artistas brasileiros: Vik Muniz e osgemeos. A feira é diferente em tudo, a disposição dos stands e suas decorações luxuosas. No dia da abertura para convidados, por exemplo, o cocktail para 10 mil pessoas contou com a princesa da Holanda, Marilène de Orange-Nassau, e seu marido, o príncipe Maurits van Oranje-Nassau representantes da família real holandesa.

Ups and downs

Junto com a abertura da feira, realizada nesta sexta-feira, foi apresentado o relatório sobre o mercado de arte de 2016 da Tefaf, que mostrou queda nas vendas globais de obras de arte de 7% no ano passado. O único país que obteve números positivos no mercado de arte foram os Estados Unidos. Os americanos compraram 4% a mais que em 2015. As vendas online no mundo também chamam a atenção e cresceram 7% em 2015, se comparada ao ano anterior, chegando a movimentar U$4,7 bilhões.

Expansão

Em 2017, a Tefaf completa 30 anos, mas as comemorações foram antecipadas. Ainda em 2016, ela segue para Nova York com duas feiras em tamanho menor, mas que demonstram a importância do país no mercado das artes. A primeira acontece em outubro e a segunda em maio de 2017. Glamurama conversou com o CEO da Tefaf, Patrick Van Maris, que foi convicto: “Nova York é o mercado mais importante de arte da atualidade”.

Na galeria, Glamurama mostra as principais obras expostas na Tefaf 2016 e algumas curiosidades. Vem!

[galeria]4205221[/galeria]

A repórter Fernanda Grilo viajou para Maastrich a convite da organização da Tefaf

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter