Publicidade
O lado genial de Miuccia Prada no dia em que completa 67 anos || Créditos: Getty Images

Miuccia Prada, estilista italiana à frente de uma das marcas de luxo mais importantes do mundo, comemora nesta terça-feira 67 anos de vida. Ex-membro do Partido Comunista Italiano, líder de movimentos estudantis e feminista fervorosa, Miuccia não se encaixava nos padrões convencionais de uma estilista quando assumiu, em 1978, o negócio da família: uma marca de malas de viagem criada em 1913 que atendia a elite milanesa e que depois ampliou sua gama de produtos para roupas masculinas e femininas e acessórios.

IMPACTO
Seu primeiro impacto no mundo da moda aconteceu em 1985,  quando lançou uma linha de bolsas e mochilas pretas de nylon – que viraram um clássico da label, hoje uma companhia bilionária. Com a ajuda de seu marido, Patrizio Bertelli, em meados dos anos 1980, Miuccia passou a investir pesado em publicidade. Atualmente, o conglomerado controla as marcas como Miu Miu – criada por Miuccia em 1992 -, Helmut Lang e Azzedine Alaïa.

IRREVERÊNCIA

Sapatilhas futuristas, brincos poderosos e bolsa estruturada da Prada || Créditos: Divulgação

“Minha ideia é sempre evitar a nostalgia”. Miuccia Prada conquistou a moda por suas criações irreverentes. PhD em ciências políticas, ela sempre ignorou a indústria da moda para criar suas coleções, escolhendo seus próprios e originais caminhos. Não à toa, ganhou fama por trazer itens considerados berrantes pelo mainstream, para a passarela, dando a eles apelos sofisticados e cool. Não são poucos os statements lançados pela Prada que tornaram-se fenômenos globais, entre os mais recentes, estão o sapato Lace Up e a bolsa Inside Bag.

NO PAPEL
Em 2010, foi lançada uma biografia não autorizada de Miuccia escrita pelo jornalista Gian Luigi Paracchini, trazendo à tona segredos de sua vida. Abaixo duas passagens do livro:

Paracchini revela como Miuccia conheceu o marido, Patrizio Bertelli, em uma feira de vestuário. “Ela simplesmente se aproximou dele e disse, ‘você está roubando minhas bolsas!’”, escreveu o jornalista. Quando questionada em entrevista para o “Corriere della Sera” sobre o que achou do livro, disse: “Não sou essa megera que as pessoas imaginam que eu sou. Mas me diverti lendo o livro do Gian”. Então tá…
RECONHECIMENTO
Em 2012, Miuccia Prada foi homenageada com a exposição “Schiaparelli and Prada: Impossible Conversations”, no Metropolitan Museum of Art.
Na galeria abaixo, fotos do desfile da Prada apresentado na última semana de moda de Milão, em fevereiro deste ano.
[galeria]4136531[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter