A França celebra de 7 a 16 de setembro o design em todas as suas formas na Paris Design Week. Durante esse período, escolas, novos talentos, galerias de arte e design, decoradores, criadores e museus se unem para viver e respirar criatividade. São 450 participantes em 350 locais espalhados pela capital francesa, nesta que é 13ª edição do evento. Quatro distritos da cidade recebem as exposições, palestras e festividades: Opéra-Concorde-Etoile, Marais-Bastille-République, Rive Gauche e Palais Royal-Place des Victoires-Pigalle.
Este ano, o tema é “Enjoy”, uma ode ao prazer. A ideia é explorar a extravagância, ousadia e humor. Criada em 2010, a Paris Design Week empenha-se em conscientizar público e profissionais sobre as novas tendências da área e também ser um ponto de encontro para todos os profissionais ligados ao universo do design.
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O evento revela nesta edição um pouco dos bastidores das Olímpiadas e Paralimpíadas de 2024, que também acontecerão na Cidade Luz. A Decathlon, parceira oficial do evento esportivo, preparou uma experiência de imersão para os visitantes, onde será possível conhecer um pouco da concepção de roupas e equipamentos para os jogos olímpicos.
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BRASIL NA ÁREA
O gaúcho Tiago Braga participa com a sua marca Oiamo Design. O designer foi convidado pelo Bref, Design Art, projeto nômade com sede em Paris que promove arte contemporânea e design colecionável, juntamente com a galeria brasileira Herança Cultural. Seu trabalho estará na exposição “Collector’s House”, no icônico endereço 14/16 Rue du Faubourg Saint Honoré.
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Braga apresenta o Banco Achego e a Luminária Hornero, objetos desenvolvidos em parceria com o coletivo de artesãs da Associação Ladrilã para o Projeto Raiz, coletivo que dedica-se a engajar mulheres artesãs e pequenos produtores locais, explorando a versatilidade da matéria-prima, de forma sustentável, para a confecção de artefatos de lã artesanal gaúcha.
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Vai estar na Europa? Os ingressos para a Paris Design Week vão de 35 a 80 euros.