Publicidade
Hélio Oiticica
Foto: Reprodução/Miguel Rio Branco; ©César e Claudio Oiticica

Após 50 anos de sua morte, o célebre artista brasileiro Hélio Oiticica ganhou um espaço para expor a obra “PN15 Penetrável” no parque Socrates Sculpture Park, no Queens, em Nova York.

A estrutura da instalação foi desenhada pelo artista no início dos anos 70, que imaginou uma instalação pública ao ar livre para a cidade americana. A obra possui cerca de 12 metros de diâmetro, e é composta por plantas, projeções de imagens e jogos de luz e sombra.

O objetivo da criação é oferecer uma estrutura que promova uma experiência totalmente imersiva aos visitantes, que conseguem adentrar a instalação e criar performances, um processo que foi apelidado por Oiticica de “crilazer”, que é a combinação de criatividade com lazer coletivo. A estrutura está aberta para visitação até o dia 14 de agosto, e é gratuita.

O projeto foi realizado em colaboração com o Projeto Hélio Oiticica e a Americas Society. A diretora e curadora-chefe de artes visuais Aimé Iglesias Lukin, comentou a iniciativa: “Esta é uma obra de arte tão radical agora quanto era nos anos 70. É uma obra de acesso gratuito que convida o público a participar e que se envolve com eles. Não temos isso com frequência.”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter