Publicidade

Sem previsão para acabar, a quarentena aumenta o tempo que passamos em casa e transforma radicalmente as maneiras de consumir cultura. Sem cinemas, teatros e casas de shows à disposição, o que resta é descobrir o som e as palavras que talvez passassem batidos na pressa que dominava a vida antiga e se divertir, como der, ao lado deles

Por Pedro Alexandre Sanches para a revista J.P

Poesia no feminino Em 1976, a acadêmica, ensaísta e editora Heloísa Buarque de Hollanda compilou um livro batizado 26 Poetas Hoje, em que ajudou a revelar nomes como Waly Salomão e Ana Cristina Cesar. Depois de 45 anos, edita As 29 Poetas Hoje (Companhia das Letras), inteiramente dedicado a novas autoras mulheres, como Luz Ribeiro, Adelaide Ivánova, Jarid Arraes e Ana Frango Elétrico.

Luedji Luna Segundo álbum da baiana Luedji Luna, Bom Mesmo É Estar Debaixo d’Água mostra a cantora e compositora amadurecida e em estado de graça, em canções lancinantes, linha direta com a África e participação especial da escritora mineira Conceição Evaristo.

Tiganá Santana O compositor, cantor, instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, pesquisador, professor e tradutor baiano Tiganá Santana, 38 anos, tem canções gravadas por vários intérpretes brasileiros e soma cinco álbuns musicais lançados desde 2010. O mais novo chama-se Milagres e é todo centrado em reinterpretar temas do clássico disco Milagre dos Peixes (1973), de Milton Nascimento. Tiganá confirma a maestria como cantor, transformando em graves os incomparáveis agudos de Milton.

Afrocidade Da Bahia chega o grupo Afrocidade, com um primeiro trabalho de estúdio, um EP denominado Na Pista. Composto de rap, axé, funk, samba-reggae etc., o som da banda põe em foco a densa mistura afrofuturista que tem emanado da terra do axé, ao lado de gente como Larissa Luz, Luedji Luna e BaianaSystem.

Itamar Vieira Junior Vencedor do Prêmio Jabuti de melhor romance literário em 2020, Torto Arado (Todavia) introduz em maior escala o autor baiano Itamar Vieira Junior. A história gira em torno de duas irmãs na Chapada Diamantina e areja a literatura brasileira abordando temas engajados como servidão, patriarcalismo e luta agrária.

Luana Carvalho No ano passado, a cantora e compositora carioca Luana Carvalho lançou um miniálbum em homenagem à mãe, Beth Carvalho, com regravações entristecidas de seis canções interpretadas pela sambista. Agora, muda totalmente de direção em Segue o Baile, dedicado a abordar de modo pessoal, inteligente e respeitoso o universo do funk carioca.

Letrux Com três discos solos lançados (o mais recente é o rasgado Aos Prantos, de 2020), a carioca Letrux é já bem conhecida nos meios musicais. Mas o lado escritora aflora em Tudo Que Já Nadei (Planeta), que volta ao começo como autora de poemas – que mais tarde começou a musicar – e acrescenta a eles minicontos, crônicas e aforismos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter