Publicidade

 

Bela Gil aconselha: coma sempre que estiver com fome || Crédito: Divulgação

Depois de vender mais de 150 mil exemplares de seu primeiro livro, Bela Gil está de volta com novas receitas – sempre saudáveis – no recém-lançado “Bela Cozinha 2”. Além de 60 receitas das temporadas 2 e 3 e da versãovVerão do seu programa “Bela Cozinha”, exibido no GNT, o livro conta ainda com sete dicas essenciais para quem busca uma alimentação de qualidade. Tome nota!

1 – Coma devagar e mastigue muito bem os alimentos

“Comer com pressa nunca é bom. Quando eu paro pra comer, realmente me dedico a esse momento, e sei que faz um bem danado para o meu astral e para todo o processo digestivo. Comer devagar e mastigar muito bem os alimentos são ações muito simples, que não exigem nenhuma habilidade especial… Pense o quanto você tem deixado isso de lado no seu dia a dia e perceba o bem que essa mudança pode lhe fazer.”

2 – Troque o supermercado pela feira

“Sua criatividade na cozinha aumenta, a escolha pelos ingredientes da estação é mais natural, e você vai acabar levando pra casa mais legumes, frutas e verduras.”

3 – Consuma carnes e ovos com moderação

“Quem pensa em churrasco pensa sempre em carne, mas sugiro moderação para o consumo de carnes em geral (frango, peixe, vaca e porco) e ovos. Um jeito legal de não abrir mão totalmente das carnes é utilizá-las como tempero, e não como item principal do prato.”

4 – Perceba como você se sente após comer certos alimentos

“É muito bom se voltar pra si e perceber o próprio corpo. Independentemente do que dizem os especialistas, há coisas que podem te afetar e só você mesmo vai perceber o que é que te faz mal. Dor de cabeça, peso no estômago, azia, sonolência, irritação… Autoconhecimento é uma grande conquista, inclusive na área alimentar!”

5 – Coma quando estiver com fome

“Nosso corpo é um sistema muito bem programado para sinalizar quando precisa de mais combustível. São muitos processos delicados que se regulam pra avisar quando a gente tem que comer. A fome é nossa aliada para o bom funcionamento do corpo e para regular a energia – nem menos, nem mais. Agora, é importante diferenciar o que é fome do que é hábito, ansiedade, tédio…”

6 – Compre alimentos orgânicos e locais sempre que possível

“Essas escolhas vão além do que você coloca no seu carrinho; elas têm uma implicação em toda a cadeia produtiva, na economia e na ecologia. Leia o rótulo antes de comprar itens industrializados, procurando evitar aqueles que utilizam agrotóxicos, adubos químicos, antibióticos, hormônios e aditivos sintéticos. Aos poucos, você incorpora esses novos hábitos e o seu corpo vai funcionar melhor.”

7 – Não cozinhe os alimentos em excesso

“Além do cuidado na escolha dos ingredientes, o modo de prepará-los pode afetar o seu valor nutricional. No caso das vitaminas, pode-se acabar perdendo boa parte delas se o alimento não for consumido bem fresco, ou se for utilizado sem a casca, por exemplo. Um bom jeito de manter as vitaminas é não cozinhar os alimentos em excesso, principalmente os vegetais. Prefira cozinhá-los no vapor e reutilize a água de cocção para não perder as vitaminas.”

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter