Publicidade
Yuval Noah Harari || Créditos: Reprodução
Yuval Noah Harari || Créditos: Reprodução

Um dos escritores mais celebrados da atualidade justamente por causa da pluralidade de pensamentos que defende, e autor dos best-sellers “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade” e “Homo Deus – Uma Breve História do Amanhã”, o israelense Yuval Noah Harari admitiu nessa sexta-feira que autorizou uma revisão no mínimo inusitada de um de seus últimos títulos, o livro “21 Lições Para o Século 21”, para valer exclusivamente no mercado editorial da Rússia.

Na obra original em inglês, que foi lançada no ano passado, Harari não poupa críticas a Vladimir Putin, presidente do país, principalmente no que diz respeito à decisão dele de invadir a Crimea, em 2014. Mas na versão revisada o nome do político foi trocado, assim sem mais nem menos, pelo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos e um dos maiores antagonistas de Putin no cenário internacional.

Em entrevista ao “The Guardian”, Harari – que já vendeu mais de 19 milhões de livros – justificou o aval que deu para a censura do próprio trabalho afirmando que seu objetivo sempre foi atingir uma audiência cada vez maior e mais diversa ao redor do mundo, mas muitos de seus colegas escritores discordam da efetividade de algo nesse sentido para a promoção de ideias. Em resumo, há quem acredite que dessa vez ele deu um tiro no pé. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter