Publicidade
Use máscara || Créditos: Getty Images
Use máscara || Créditos: Getty Images

Nesta quinta-feira, o Brasil completa um ano do primeiro caso confirmado da Covid-19. Neste período, mais de 250 mil vidas foram perdidas, sendo que o nosso país segue como o segundo com mais mortes causadas pelo novo coronavírus, perdendo apenas dos Estados Unidos que já ultrapassaram as 500 mil vítimas. Infelizmente, os números de casos ainda são alarmantes e a vacinação segue em ritmo lento por aqui. Para tentar frear a contaminação no país e diminuir as lotações nos hospitais, diversas cidades e estados estão decretando restrições de locomoção e até lockdown. A Bahia por exemplo ficará completamente fechada neste final de semana, em São Paulo a restrição é das 23h às 5h; e por aí vai.

E essas medidas restritivas geram bons resultados no combate ao vírus. Para ter uma ideia, países como Nova Zelândia, Cuba, Austrália, Tailândia, Vietnã, Ruanda e Islândia conseguiram manter os casos de Covid-19 controlados. Isso porque seguiram, desde o início da pandemia, as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da ciência em geral com isolamento social rigoroso, testes em massa, rastreio de contágio, ampliação da capacidade hospitalar e auxílios financeiros para a população que ficou impossibilitada de trabalhar, em alguns casos.

Além disso, existem mais de 200 vacinas em desenvolvimento no mundo, sendo que as já utilizadas se mostraram eficazes e o negacionismo tem diminuído. A imunidade dos vacinados dura pelo menos oito meses e já existem tratamentos para casos mais graves com bons resultados. Agora, é cada um fazer a sua parte, seguindo as recomendações como usar máscara, álcool em gel e ficar em casa sempre que possível.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter