Publicidade
Campanha da Dolce & Gabbana direcionada aos chineses || Créditos: Divulgação

Um desfile multimilionário que teria uma hora de duração e apresentação de 500 looks na passarela teve que ser cancelado pela Dolce & Gabbana horas antes de acontecer. O evento aconteceria em Xangai, nesta quarta-feira, e a decisão foi tomada pela marca, após acusações de racismo relacionadas a uma campanha de marketing da label que gerou uma onda de boicote por parte das maiores celebridades chinesas.

A polêmica campanha foi postada pela D&G, nessa segunda-feira, por meio da rede social chinesa Weibo, e apesar de ter ficado apenas 24 horas no ar, foi repostada e criticada mundialmente. O vídeo consiste em uma mulher chinesa tentando comer cannolis, sobremesa típica italiana, com hashis (talheres da culinária oriental). A campanha foi considerada “ofensiva” por retratar o cliente chinês cercado de estereótipos e por colocá-los “como um povo sem cultura e sem refinamento para comer comidas estrangeiras”, segundo postou o perfil Diet Prada, que coloca em xeque questões envolvendo a indústria da moda. “Para quem é este vídeo? Ele tenta atingir a China, mas zomba deles com uma visão parodiada de que a China moderna não é … uma piada para diversão”, questionou o perfil (post abaixo).

https://www.instagram.com/p/BqXYtsZl6D5/

O boicote à apresentação ganhou força com a hashtag #BoycottDolce no Instagram e foi agravado pelos supostos comentários polêmicos que teriam sido feitos por Stefano Gabbana, fundador da marca ao lado de Domenico Dolce. O estilista usou a rede social para se desculpar e explicar que a sua conta havia sido invadida. “Meu Instagram foi hackeado. Meu escritório legal está trabalhando nisso. Eu amo a China e a cultura chinesa. Eu sinto muito pelo que aconteceu”, escreveu o estilista.

https://www.instagram.com/p/BqbgvLinF1w/

E tem mais: Segundo o portal “Business os Fashion”, a marca teria sido forçada pelo governo chinês a cancelar a apresentação – fato ainda a ser confirmado. Entre as celebridades que já haviam boicotado publicamente o desfile estavam Zhang Ziyi, Li Bingbing, Chen Kun, Wang Xiaoming e Donnie Yen. Em um post feito pela marca nesta quarta-feira eles dizem que o evento será remarcado e pedem desculpas pelo inconveniente causado. Bafão!

https://www.instagram.com/p/BqbjuT3nYa4/

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.
O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O casamento de Jeff Bezos como exemplo da insurreição antibilionários

O mega casamento de Jeff Bezos em Veneza foi forçado a mudar de local após protestos públicos, se tornando um símbolo da crescente rejeição europeia à ostentação bilionária. Em meio a críticas sobre turismo predatório, erosão urbana e desigualdade social, o episódio escancara a tensão entre glamour privado e o direito coletivo à cidade - com ecos históricos, literários e políticos que reconfiguram o papel das elites no imaginário europeu.

Instagram

Twitter