Publicidade
Carlinhos Brown || Créditos: Divulgação/TVGlobo

Extra! Carlinhos Brown será o primeiro músico brasileiro a receber o título de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura. Com a nomeação, o Cacique do Candeal – como é conhecido – passa a dividir a função com o cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler, autor da única canção em espanhol “Al otro lado del río” a conquistar o Oscar de Melhor Canção Original, e pela escritora brasileira Nélida Piñon. Drexler, que recebeu o título em 2016, está em uma das faixas do último álbum lançado por Brown chamado “Semelhantes”.

A cerimônia acontece às 12h30 do dia 11 de abril (quarta-feira) no Candyall Guetho Square, em Salvador, e será comandada pela secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan, que virá ao país especialmente para a ocasião.  

“Essa nomeação é a primeira para um artista afrodescendente e brasileiro e representa o desejo de dar visibilidade para tudo o que Carlinhos Brown representa: a importância da valorização da cultura afro-brasileira, o uso da cultura como instrumento de transformação social, a promoção da língua portuguesa na Ibero-América e o compromisso com a juventude ibero-americana”, realça Rebeca. 

Entenda melhor: o título é concedido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), organização internacional criado em 2005 reunindo 22 países de línguas portuguesa e espanhola, com o objetivo de fortalecer a Comunidade Ibero-Americana. Entre suas práticas estão nomeações de Embaixadores Ibero-Americanos de personalidades relevantes no mundo da cultura, esportes, música ou literatura. 

A visita da comitiva da SEGIB a Salvador prevê tour pelo bairro do Candeal, onde Carlinhos Brown nasceu, incluindo visitas na Creche La Almudena e na Escola de Música da Pracatum, além de espaços simbólicos do bairro como a Bica e a Escadaria do Zé Botinha, e de apresentações de grupos musicais como Filhos de Gandhy, Bateria de Rua do Candeal, Timbalada e Electrotimba, sendo esta última banda o projeto do artista que reflete seu desejo de fundir ritmos e culturas e romper barreiras linguísticas através da música.

Abaixo, uma retrospectiva com os dez momentos mais importantes da carreira de Carlinhos Brown.

[galeria]4554544[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter