Publicidade

Para o artigo dessa semana, decidi fazer algo completamente diferente dos que fiz anteriormente. Estamos chegando ao final desse ano histórico, árduo e extremamente triste. A epidemia do coronavírus trouxe à tona a importância do consumo consciente, da sustentabilidade e da produção local no nosso dia-a-dia. Entretanto, pequenos empreendedores, que muitas vezes tinham o meio ambiente e sua comunidade como foco principal, estão entre os mais afetados pela crise. Pensando nisso, e no fato que o Natal está logo aí, preparei uma pequena lista com oito empreendimentos que tem como pilares a sustentabilidade, a produção local, o artesanato e o consumo consciente para vocês presentearem quem mais ama.

1. Milk Supply™️
A @milksupply.co é um projeto de design com assinatura de camisetas feitas 100% de algodão pima peruano, com modelagem perfeita e neutra em gênero, que tem como missão mudar o jeito como consumimos roupas. Por 160 reais por mês, a cada três meses você receberá um Milk Supply com 3 camisetas (1 preta, 1 branca e 1 cinza). Esse projeto de moda minimalista preza pela qualidade e longevidade de seu produto, e prega a baixa rotatividade do guarda roupa.

2. VELA Made in São Paulo
Já a @vela_madeinsaopaulo oferece produtos artesanais de alta qualidade para deixar a casa sempre perfumada. Tendo como principal fonte de inspiração a cidade de São Paulo e toda sua diversidade, a VELA tem uma nova visão de consumo, em que a matéria-prima natural e de qualidade é peça-chave para um estilo de vida que tem a leveza, o aconchego e o bem-estar como seus principais pilares.

3. EMI Beachwear
Uma marca que mostra que é possível ter harmonia entre o mundo da moda e o meio ambiente é a @emi.beachwear. Com peças produzidas e pintadas à mão respeitando a natureza e usando tecidos naturais ou sintéticos biodegradáveis, seus biquínis e maiôs se decompõe em 4 anos se corretamente descartados em aterros sanitários.

4. Terral Cosméticos
A @terralnatural é uma marca de cosméticos que resgata o potencial dos ingredientes naturais, extraídos de maneira ética e sustentável, na criação de produtos que ajudam a promover o bem-estar físico e emocional. A Terral tem sabonetes, cremes, saboneteiras e até escovas de dente feitas de bambu.

5. Vert
Marca super em alta, mas alguém sabia que ela é sustentável? A @vert_shoes (ou VEJA como é conhecida fora do Brasil) alinha design à sustentabilidade. Os tênis são produzidos a partir de produtos orgânicos em uma cadeia de produção 100% sustentável. O algodão agroecológico utilizado é cultivado no semiárido brasileiro, a borracha natural das solas vem da Amazônia, e o couro vem do Rio Grande do Sul utiliza o processo de low-chrome, diminuindo drasticamente a poluição nas águas residuais e seu efeito no meio ambiente.

6. UMA X
A @umabrasil lançou uma nova linha sustentável chamada UMA X, com o compromisso de criar colaborações que, além de design apurado, trazem significado, transparência, responsabilidade e relevância para a roupa. Com peças genderless feitas a partir de processos eco-friendly a nova linha traz o meio ambiente e a comunidade como foco, algo importantissimo para o futuro da industria da moda. Para quem é amante da moda contemporânea, a minha recomendação de presente de natal sem dúvidas é a UMA X.

7. BETA Mel
O mel da @betamel_ é produzido por pequenos apicultores familiares do sertão brasileiro, que dependem da venda do produto para sustentar suas famílias. São todosde Betânia do Piauí, cidade com IDH de 0,48 e com 6 mil habitantes, dos quais 49% dependem do Bolsa Família. Com a geração de trabalho e renda por meio da atividade apícola, a Beta Mel gera oportunidade única para famílias nordestinas alcançarem sua independência.

8. Insecta Shoes
Marca de sapatos e acessórios veganos, ecológicos e unissex, que utiliza materiais como plástico e algodão reciclados, borracha reaproveitada, peças de roupas usadas, tecidos de reuso e resíduos de produção que seriam jogados fora, e transforma tudo em sapatos e acessórios. Nos seus seis anos de existência, a Insecta Shoes já reaproveitou 21 mil garrafas plásticas, 1 tonelada de algodão, 2 mil metros de tecidos, 1.600 quilos de caixas de papelão e mais de 6.800 quilos de borracha.

O aprendizado mais importante que fica deste ano complicado é a importância de ajudar o próximo e o meio ambiente. Acredito que a pandemia acelerou o processo do desenvolvimento sustentável, e marcas que não adotarem certas medidas ambientais e sociais irão sofrer para continuar vendendo no futuro. Vou colocar aqui embaixo três perfis de Instagram de feiras/coletivos que vendem essas e outras marcas incríveis e conscientes. Espero que tenham curtido as dicas. Feliz Natal e consuma consciente! (*Pietro Marmonti, colaborador do Glamurama e empresário da indústria criativa)

https://www.instagram.com/feirajabuticaba/
https://www.instagram.com/feiranarosenbaum/
https://instagram.com/bemglo?igshid=1ito7qcaagj6u

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter