Publicidade
Grimes, Paris Hilton, Jack Dorsey || Créditos: Reprodução

O mercado de arte levou um “sacode” com o boom do NFT (non-fungible token – em tradução livre, token não fungível), principalmente depois da venda milionária da Beeple Colletions, obra de Mike Winkelmann, conhecido como Beeple, por US$69.346.250,00 (cerca de R$380 milhões). Para ter uma ideia, Beeple é um artista digital que trabalhou em grandes empresas americanas e que até poucos meses atrás não era conhecido.

Diante do sucesso desse tipo de chave eletrônica criptográfica com numeração única, além dos artistas e colecionadores, os famosos e as marcas já entenderam que o NFT representa uma nova maneira de alcançar fãs, clientes e ganhar mais alguns milhões.

O aumento da cobertura da mídia e o crescimento do mercado no espaço NFT resultaram em celebridades explorando o potencial da arte digital também. Grimes foi uma das primeiras a adotar vendendo peças de criptoarte em fevereiro por US $ 5,8 milhões (R$ 32 milhões), informou ao site de negócios. Outros cantores como Steve Aoki e Kings of Leon lançaram músicas como NFTs e arrecadaram milhões em vendas. E o CEO do Twitter, Jack Dorsey, que conseguiu US$2,9 milhões (R$ 16 milhões), o primeiro Tweet para arrecadar dinheiro para caridade.

Já Paris Hilton leiloou um desenho de seu gato na plataforma NFT Cryptograph por US$ 17 mil (R$ 93 mil), e embora ele possa não ser uma celebridade, o criador do meme “Bad Luck Brian” vendeu um NFT da foto original por $ 36 mil (R$ 198 mil).

As maiores casas de leilão do mundo: Christie’s e Sotheby’s já se adaptaram ao novo formato de venda e  as expectativas são de arrecadarem os mesmos valores de obras tradicionais. A NBA é pioneira e lançou seus colecionáveis ​​NFT “NBA Top Shot” em outubro de 2020. De acordo com a análise do cryptoslam.io operação de rastreamento de dados que agrega as vendas de criptomoedas por plataforma, o volume de vendas de todos os tempos do NBA Top Shot é atualmente de $ 354.327.277,38 (cerca de R$ 1,9 bilhão). Mais recentemente, a Taco Bell – rede de comida mexicana –  lançou uma série de NFTs de U$ 1 (R$ 6) para comemorar o retorno das batatas ao cardápio. O Portal “Insider” relatou que o restaurante de fast food esgotou rapidamente as vendas e que alguns compradores estão revendendo os NFTs por até US $ 3 mil (R$16,5 mil).

O mercado de NFT experimentou um grande crescimento no ano passado, com os compradores superando os vendedores em um mercado que cresceu para US $ 250 milhões (R$1,4 bilhão), de acordo com um relatório de 2020 da empresa de rastreamento de tecnologia L’Atelier BNP Paribas e nonfungible.com. O valor dos NFTs é em parte baseado na originalidade do produto. Os NFTs não podem ser destruídos, excluídos ou duplicados. O token existe apenas em sua plataforma nativa e não podem ser movidos para outra.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter