Publicidade
Croqui Emilio Schuberth da primeira metade da década de 50 e croqui Valentino de 1967/ 68, desenhado por ele mesmo: também em exibição

Nesta segunda-feira na Cidade das Artes, no Rio, rola a abertura da exposição “Italian Glamour”, com cenografia de Daniela Thomas. A mostra traz um panorama da moda italiana dos últimos 70 anos com 130 itens – a maioria vestidos de alta costura e prêt-à-porter – de nomes como Valentino, Emilio Pucci, Salvatore Ferragamo, Versace, Prada, Dolce&Gabbana, Fendi, Gucci e Armani, inclusive peças originais usadas por Ava Gardner, Audrey Hepburn, Gina Lollobrigida e pela duquesa de Windsor Wallis Simpson. Manequins estarão flutuando pelas escadarias do local, tudo com curadoria de Paolo Tinarelli e Enrico Quinto, donos de um acervo de mais de 6 mil roupas e acessórios. A dupla mora em Roma, mas há 10 anos passa férias no Brasil, então decidiu trazer a exposição pra cá.

* Os dois emprestaram 10 dos 80 looks da mostra “O Glamour da Moda Italiana/ 1945-2014”, em cartaz no Victoria & Albert Museum, em Londres. Na seleção feita para o Rio também estão modelos originais idênticos aos usados por  Jackie Kennedy, Sophia Loren, Elizabeth Taylor e por divas mais contemporâneas como Lady Gaga,  Beyoncé e a princesa Diana [um Moschino], além de peças desfiladas por Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Kate Moss e Gisele Bündchen e mais itens do guarda-roupa de Gabriella Pascolato [mãe de Costanza Pascolato] e Antonia Frering.

* “O Rio me transporta para a realidade do sul da Itália, de onde venho. Para mim, estar aqui é um retorno às origens”, afirma Enrico, frequentador assíduo das feiras de antiguidades da Praça XV e da Rua do Lavradio, a exemplo do parceiro, com domínio perfeito do português. “Queremos promover um grande mergulho nas convenções sociais italianas e no jeito italiano de se vestir, mostrando a criatividade, a tecnologia, a importância dos tecidos e também a relevância do passado como referência na produção moderna da Itália”, resume Tinarelli. Glamurama vai!

* Serviço: “Italian Glamour”: de 8 de abril a 6 de julho na Cidade das Artes, que fica na avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Horário: de terça a domingo, de 10h às 18h.

[galeria]668685[/galeria]

 

 
 
 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter