Publicidade
Joana na sua casa no Quadrado, em Trancoso, ao lado de seus três cachorros

Paulistana apaixonada pela Bahia, Joana Vieira tem no sincretismo religioso inspiração para a sua arte, com as esculturas de santos e orixás que são sucesso em seu espaço no Quadrado, em Trancoso, mistura de casa, ateliê e galeria. Para o Glamurama, ela deu uma aula sobre o assunto, e dicas valiosas de que cor usar na noite de Réveillon, dependendo do orixá que você queira agradar na passagem do ano.  Joana explica: ” Os orixás são elementos da natureza, deuses africanos que correspondem a pontos de força do planeta. Eles representam as águas, as florestas, o mar, a justiça, a saúde, os animais e assim por diante”.

O sincretismo se deu quando cada orixá foi associado a um santo católico, em consequência da imposição do catolicismo aos negros. “Para manterem os seus deuses vivos, eles viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, que cultuariam aparentemente”, diz a artista.

E mais: “O ano de 2014 será regido por Xangô e Iansã. Um ano que favorecerá a justiça e a boa conduta. O primeiro de janeiro é na Lua Nova, um momento de reflexão e renovação.”

Siga a seta e encontre o orixá correspondente a cada santo e quais são as suas características e cores. E bom Ano Novo!

[galeria]615150[/galeria]

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter