Publicidade
Detector de Covid-19 || Créditos: Divulgação
Detector de Covid-19 || Créditos: Divulgação

Há Covi-19 neste vagão? Este restaurante tem Covid-19? Há Covi-19 neste supermercado? Existe Covid-19. . . em mim? Estas são as perguntas que temos nos feito a cada segundo do dia durante o último ano desta pandemia, sempre com medo de um inimigo invisível que pode estar flutuando no ar e em qualquer lugar.

Mas em breve, talvez nunca mais tenhamos que nos fazer essas perguntas novamente. Não é porque as vacinas estão aqui para combater a Covid-19. É que está em desenvolvimento um novo sensor potencialmente inovador, que pode se encaixar em aparelhos eletrônicos do dia-a-dia, como smartphones e relógios inteligentes, para detectar vírus ou bactérias específicos no ar, em uma superfície ou em sua respiração. E essa tecnologia não funcionaria apenas para o coronavírus. O chip também pode ser otimizado para detectar uma gripe sazonal ou a próxima pandemia que vem em nossa direção, informa a General Electric (GE), empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

Mas com o sensor será capaz de detectar o vírus?

O sensor é um microchip menor do que uma moeda. Em suas camadas mais profundas estão os nanopoços, ou poros superminúsculos que são tão pequenos que apenas vírus e outras partículas extremamente pequenas podem entrar. Na base desses canais está um solvente orgânico – pense nisso como uma cola molecular – que é customizado especificamente com certos ácidos nucléicos para fazer o SARS-CoV-2 grudar. Isso significa que cada chip é personalizado para um vírus, embora a GE esteja considerando como um chip poderia detectar vários vírus também.

Quando algo ‘pega’, o chip usa um eletrodo na base do poço para disparar eletricidade no objeto. Isso cria uma impedância elétrica natural, o que significa apenas a resistência da eletricidade fluindo através de qualquer substância, que pode ser medida com muita precisão. Essa medição indica se é um vírus ou não.

A ideia é que o protótipo esteja pronto em dois anos, e com isso será possível que telefones e smartwatches tenham esse chip a bordo, exposto ao ar o tempo todo. Portanto, se você estiver em uma área infectada, seu relógio poderá capturar passivamente o SARS-CoV-2 e informá-lo. O objetivo é que o detector esteja disponível em formatos descartáveis ​​de baixo custo.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo 'Superman' e a crise moral do mundo contemporâneo

O novo filme Superman, dirigido por James Gunn e estrelado por David Corenswet, chega aos cinemas explorando temas atuais como verdade, justiça e esperança em meio a um mundo polarizado. Gunn imprime ao herói um tom mais humano e político, colocando o Homem de Aço no centro do debate cultural contemporâneo. O longa, além de entretenimento, reflete sobre ética, solidariedade e o valor de princípios num tempo marcado por crises e desconfiança global.
Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Baterista Matt Cameron anuncia saída do Pearl Jam

Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam depois de 27 anos na banda. O baterista, conhecido também por seu trabalho no Soundgarden, agradeceu aos colegas e fãs. Sua saída deixa aberta o futuro da formação do grupo, que ainda não confirmou quem ocupará o posto nos próximos shows.

Instagram

Twitter