Publicidade
Monte Evereste em quarentena // Reprodução Instagram

O surto de coronavírus chegou ao topo do mundo. O Nepal acaba de anunciar que está fechando o Monte Everest. Oi? Pois é. O governo local encerrará todas as expedições à montanha mais alta do planeta por conta da pandemia do coronavírus.

“As expedições ao Monte Everest foram encerradas com efeito imediato. As licenças de escalada estão canceladas até o final de abril”, disse o secretário de Turismo do Nepal, Kedar Bahadur Adhikari. A decisão foi tomada no início da temporada de escalada, que já estava em andamento em meio a preocupações com a superlotação no pico mais alto da Terra. As licenças para escalar o Everest custam cerca de US $ 11 mil (cerca de R$ 55 mil).

Como a respiração dos alpinistas que encaram o desafio é dificultada pelas altitudes extremas na montanha, um surto de coronavírus – que muitas vezes causa problemas respiratórios – poderia ser particularmente devastador em um acampamento base do Everest.

“Esta é uma notícia decepcionante para os líderes de expedição e para os clientes que treinam há meses para a subida deste ano”, disse Lukas Furtenbach, fundador e CEO de uma empresa de expedição guiada. “Entendemos as terríveis conseqüências que um surto de Covid-19 teria no campo base. Infelizmente, temos que concordar que este é um alerta responsável a ser feito no momento”.

O lado tibetano da montanha também teve o acesso interrompido. “A China anunciou o fechamento do Monte Everest para a primavera”, acrescentou o alpinista Adrian Ballinger em um post no Instagram.

https://www.instagram.com/p/B9pT8-opOjH/

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter