Publicidade
||Créditos: Divulgação
||Créditos: Divulgação

A temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo tem surpreendido a cada montagem. Para “Thaïs”, de Jules Massenet, a expectativa era ainda maior: com assinatura do italiano Stefano Poda, a montagem concebida para o Teatro Regio de Turim foi eleita uma das 20 mais memoráveis dos últimos 20 anos pela “BBC Music Magazine”.

Não à toa: da direção cênica à iluminação, passando por figurinos e cenários, tudo foi primorosamente orquestrado para intensificar o contraste entre o sagrado e o profano que perpassa toda a obra.

O papel de Thaïs – a cortesã, discípula de Vênus, que é convertida ao cristianismo pelo monge Athanaël – é um desafio para qualquer soprano. Ermonela Jaho tira de letra, com agudos, pianos e pianíssimos perfeitos e uma encenação bastante convincente. Já o barítono Lado Ataneli, se cantou com potência o papel de Athanaël, deixou a desejar no quesito encenação: frio e distante, não convenceu como o monge atormentado por um amor profano. Único ponto fraco da montagem impecável.

A coreografia, criada também pelo multitalentoso Stefano Poda, é hipnótica. Começa minimalista, contida, quase um quadro vivo, e evolui para um balé contemporâneo simples, mas de grande efeito visual.

A ópera tem ainda duas apresentações, sábado e domingo, mas os ingressos estão esgotados, seguindo a regra das temporadas anteriores. Por isso, fica a dica: Manon Lescaut, de Puccini, que estreia dia 29 de agosto, ainda tem ingressos disponíveis. (Por Danae Stephan)

Theatro Municipal
Tel. (11) 2626-0857
www.compreingressos.com

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter