Publicidade
Rainha Sofia || Créditos: Reprodução
Fotos particulares da Rainha Sofia no novo livro ‘La Última Reina’ sobre a sua vida || Créditos: Reprodução

Aos 82 anos, e considerada umas das royals mais discretas da história, Sofia, a Rainha Consorte da Espanha, viu sua intimidade voltar aos holofotes. A vida da monarca acaba de ganhar um livro nomeado como ‘La Última Reina’, publicado pela jornalista e especialista em realeza Carmen Gallardo. Na obra, a autora oferece um retrato psicológico de Sofia por meio de documentos gráficos, biografias, textos, relatórios e, acima de tudo, uma observação completa da rainha.

O objetivo é retratar uma mulher que, além de cumprir o seu papel, sempre foi moderna e cosmopolita. “Desde o início ela se esforçou para implantar valores que hoje estão em alta, mas que eram chocantes na época: o amor aos animais, o vegetarianismo… Veio para a Espanha com esses costumes”, comentou a autora em entrevista para ‘Vanity Fair’ espanhola. Amante da cultura, ela nunca desistiu de seus estudos. “Quando chegou na Espanha em 1963, matriculou-se no curso de Letras e durante um ano foi às aulas todos os sábados na Universidade Autônoma de Madrid”, diz Gallardo.

Fotos particulares da Rainha Sofia no novo livro ‘La Última Reina’ sobre a sua vida || Créditos: reprodução

Outro ponto retratado na obra é o casamento com João Carlos I, alvo da imprensa por conta das diversas amantes do marido e corrupção por parte do rei. “A rainha tem sido uma pessoa requintada, ela cumpriu perfeitamente seu papel, apesar do fato de que parece um personagem distante em contraste com a proximidade de seu marido. Ela é uma rainha, e como tal já atuou. E tem sido 24 horas por dia”, ressaltou. ‘La última Reina’ foi recebido com surpresa pela imprensa espanhola. “A minha vida é a do rei; não tenho outra vida”, desvendou o jornal ‘El Mundo’ sobre a royal.

Sofia Margarida Vitória Frederica é a primogénita do rei Paulo I da Grécia e de Frederica de Hannover, tendo nascido na Casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg — no trono na Dinamarca e na Noruega. A princesa Sofia da Grécia e Dinamarca (o título oficial) nasceu em 2 de novembro de 1938 e com pouco mais de dois anos foi obrigada com a sua família a deixar o país natal por causa da invasão nazista. Sofia tinha 15 anos quando, em agosto de 1954, conheceu Juan Carlos. O noivado foi anunciado a 11 de setembro de 1961, com o casamento realizado em 14 de maio de 1962, em Atenas. Em 1969, o ditador Franco torna oficialmente Juan Carlos “príncipe de Espanha” e estabelece que subirá ao trono após a sua morte, o que acontece em 1975, com Sofia a tornar-se rainha Consorte. Sofia e Juan Carlos são pais da infanta Elena, nasceu em dezembro de 1963, Cristina dois anos depois e Felipe, atual rei, em 30 de janeiro de 1968.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter