Publicidade

O aniversário de Oscar Niemeyer de 103 anos, comemorado nessa quarta-feira, deu o que falar aqui na redação do Glamurama. Não tem como não pensar nas grandes obras deste gênio e foi por isso que fomos atrás de quem conhece, muito bem, o assunto para perguntar: Qual obra do Niemeyer você gostaria de ter feito? Olha só as respostas:

* Dado Castello Branco nos falou que a obra mais significativa para ele é Brasília, mas a de que ele mais gosta, mesmo, é o MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói ."Pelo desenho e pelo local em que foi projetado e por tudo o que ele representa”, disse.

* Quem também escolheu o museu de Niterói foi Marcelo Rosenbaum: "A implantação emociona, a vista do outro lado do Rio é surpreendente!", enumerou.

* Para Arthur Casas, embora ele goste muito e tenha lembranças ótimas do conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, o que ele queria ter feito mesmo é a Casa das Canoas, que, inclusive, queria para ele. Detalhe: o projeto de 1951 foi feito para a residência do próprio Oscar, em São Conrado, no Rio.

* Já João Armentano não conseguiu escolher apenas uma: a primeira foi a Catedral de Brasília, “por toda a emoção que passa”, e a segunda a Oca, no Ibirapuera, em São Paulo: "Eu acho incrível, superatual e irreverente, predicados, aliás, sempre presentes no trabalho dele”. E você glamurette? Qual é a sua obra preferida?

Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Casa das Canoas, Catedral de Brasília e a Oca, no Parque do Ibirapuera: as mais admiradas criações de Niemeyer

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter