Publicidade
Make de Carnaval // Getty Images

Glitter, diferentes tipos de pigmentos, adesivos… vale tudo para arrasar na make carnavalesca. Isso sem falar na exposição ao sol, vento e poluição. Nessa hora ninguém pensa na pele, que tem que segurar essa overdose de agressões. Conversamos com a dermatologista Karla Assed para saber como manter a cútis saudável em plena folia. Anote aí:

Como preparar a pele para a temporada de maquiagens carnavalescas?
A primeira providência é a aplicação de filtro solar com fator mínimo de 30, ou mais alto caso a exposição ao ar livre seja prolongada. Também é fundamental ingerir muita água, além do uso de água termal no rosto para evitar o ressecamento e promover a hidratação da pele. É fundamental também que haja um ritual diário de demaquilar e manter os cuidados com a pele, limpando, tonificando, hidratando, usando e reaplicando o protetor solar. No final de cada dia de Carnaval, o rosto precisa ser limpo com um sabonete adequado, seguido de demaquilante para a retirada de toda a maquiagem, impurezas e poluição, que podem obstruir os poros e gerar acne e até inflamações. E por fim, após a limpeza, aplicar um hidratante facial indicado para seu tipo de pele.

Chegou a hora de fazer a maquiagem, com muito pigmento, glitter e afins, quais cuidados tomar e como preparar a pele para receber esses produtos?
Aplique o protetor solar 30 minutos antes de se maquiar. Confira a validade e selos de qualidade das maquiagens. Não esqueça do protetor labial. Água micelar ajuda a remover oleosidade da pele. Mas muita atenção aos glitters e afins. Alguns desses produtos em contato com a pele podem causar reações alérgicas, inchaço e vermelhidão que podem aparecer até 24h depois do uso.

Quais os maiores perigos? O que deve ser evitado de qualquer jeito?
Sprays de tinta de cabelo, mesmo com pigmentos temporários e de fácil remoção, podem causar reações alérgicas. Evite tinta guache e canetas coloridas pois não são próprias para a pele. Há o risco de um quadro alérgico e dermatite, podendo prejudicar inclusive a parte respiratória. Opte por maquiagens aprovadas dermatologicamente e não deixe de verificar a validade do produto. Não compartilhe glitter nem qualquer maquiagem, evitando assim risco de conjuntivite e herpes. Outro alerta é atenção ao redor dos olhos, onde os foliões mais costumam usar a purpurina, pois a pálpebra é mais sensível que a pele do rosto. Se entrar em contato direto com os olhos, o produto pode causar até lesão na córnea. Por isso, é importante escolher marcas de maquiagem que tenha selo controle de qualidade. Este cuidado diminui riscos de alergias e contaminação.

Voltando para casa, como retirar essa maquiagem – glitter, por exemplo – sem sensibilizar a pele?
Deve-se tirar o glitter com cuidado para não machucar a pele. Fitas adesivas ou durex podem ser usados com cuidado. Aposte também nos demaquilantes bifásicos, que são oleosos e retiram com mais facilidade a purpurina. Os cabelos não podem ser esquecidos, por isto é importante enxaguar bem os fios antes de aplicar o xampu e reaplicar se for necessário. Além do sabonete de limpeza, também a água micelar deve ser usada, seguida de uma máscara facial de limpeza para retirar o restante das impurezas e da oleosidade.

Como recuperar a pele para o próximo dia de Carnaval?
É importante beber bastante água para reidratar a pele. Uma boa dica para devolver a saúde e o viço à pele é apostar nas máscaras hidratantes, com resultado imediato, mas sempre recomendados por seu dermatologista.

Ao final da temporada carnavalesca, o que fazer para desintoxicar e recuperar a pele maltratada?
Aposte num detox da pele, com uso de compressas geladas, que ajudam a diminuir a aparência cansada da região dos olhos. Afinal, além das festas e blocos, a falta de sono durante o Carnaval piora o estado da pele provocando olheiras e bolsas. Compressas frias ajudam a diminuir esta vasodilatação ao redor dos olhos, melhorando a cor escura e o inchaço. Para complementar aposte em cosméticos para a área dos olhos à base de cafeína. Peelings leves como o de ácido retinóico ou glicólico, também são ideais para promover uma renovação das células do rosto.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump, Hollywood e um déjà-vu que ninguém pediu

Trump tenta ressuscitar a franquia Rush Hour ao se aproximar de investidores e de Brett Ratner, num movimento que parece mais político do que cinematográfico. A proposta mistura nostalgia, estratégia cultural e a tentativa de reabilitar nomes controversos, mas enfrenta um mercado que não demonstra demanda real por um quarto filme. O episódio revela mais sobre a necessidade de Trump de reafirmar sua persona pública do que sobre qualquer impulso criativo em Hollywood.
Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise enfim leva seu Oscar…

Tom Cruise foi o grande nome do Governors Awards ao receber, após 45 anos de carreira, seu primeiro Oscar — um honorário. Em um discurso íntimo e preciso, ele relembrou a infância no cinema e reafirmou que fazer filmes “é quem ele é”. A entrega por Alejandro Iñárritu, seu novo parceiro em um projeto para 2026, reforçou o peso artístico do momento. Nos bastidores, o prêmio foi visto como aceno da Academia a um dos últimos astros capazes de mover massas ao cinema. Uma noite que selou não só um reconhecimento tardio, mas também a necessidade de Hollywood de se reconectar com sua própria grandeza.

Instagram

Twitter