Publicidade

Conheça os sintomas e tratamento da doença que afetou a cantora Anitta e afeta muitas mulheres

A endometriose é uma doença crônica que afeta 1 em 10 mulheres ao redor do mundo. Ela ocorre quando o tecido de dentro do útero (chamado endométrio) acaba se fixando em locais do corpo onde ele não deveria existir, como ovários, pelve e intestino, causando inflamação e cicatrizes nesses locais. Isso acontece por alterações genéticas e imunológicas, e pode causar muita dor e infertilidade nas pacientes que possuem esse diagnóstico.

Muitas mulheres sofrem por anos até receberem o diagnóstico de endometriose, o que acaba atrasando o tratamento e causando muita frustração e problemas psicológicos em parte dos casos.
Sendo assim, é muito importante que a mulher esteja atenta aos sintomas, e procure um ginecologista que possa avaliar o seu caso de forma minuciosa para estabelecer o melhor tratamento possível.

Fique atenta aos possíveis sinais de endometriose:

  • Dor intensa durante a menstruação
  • Fluxo menstrual aumentado
  • Dor durante a relação sexual
  • Sangramento nas fezes ou dor ao evacuar
  • Distensão abdominal
  • Sangramento na urina ou desconforto ao urinar
  • Infertilidade
  • Dor pélvica crônica

O tratamento vai depender dos sintomas e sua gravidade, podendo incluir desde tratamentos hormonais até a cirurgia, se indicado. Mas é importantíssimo lembrar que, independente do caso, a prática de atividade física, alimentação saudável, e controle do estresse ajudam muito nos sintomas e controle da doença.
O acompanhamento multidisciplinar, incluindo uma nutricionista, é de grande ajuda: dietas ricas em legumes e frutas, que são repletas de antioxidantes, e com baixo teor de embutidos, álcool e processados, auxilia também no controle da doença.

 

Sobre Dra. Debora Manor

Dra. Débora Lempkovitz Manor é médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Ginecologista e Obstetra com especialização em Patologias do Trato Genital Inferior pelo Hospital da Santa Casa de São Paulo, possui título de especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), e atua principalmente com foco em laser ginecológico, menopausa, distúrbios hormonais, contracepção e sexualidade. É diretora clínica da Clínica DOME, espaço voltado para a saúde e estética feminina, onde realiza seus atendimentos ginecológicos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Especialista defende Meghan Markle após beijo no ar malsucedido na Paris Fashion Week

Durante a Paris Fashion Week, Meghan Markle protagonizou um momento constrangedor ao tentar trocar um “beijo no ar” com o designer Pier Paolo Piccioli, resultando em um leve choque de cabeças. A especialista em linguagem corporal Judi James defendeu a duquesa, afirmando que o erro partiu de Piccioli, que se aproximou demais e usava óculos escuros, dificultando a leitura dos sinais não verbais. Segundo James, Meghan reagiu com elegância e autocontrole, evitando contato excessivo. O episódio mostra como cada gesto da duquesa segue sendo amplamente analisado sob os holofotes da mídia internacional.

Instagram

Twitter